Alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento

Alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento são aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento Neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com Autismo Clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação. (Resolução CNE/CEB 4/2008.

  • Síndrome de Rett: comprovadamente genético que acontece principalmente com crianças do sexo feminino.Caracteriza-se pela perda progressiva das funções neurológicas e motoras após um período de desenvolvimento aparentemente  normal nos primeiros meses de vida;
  • Autismo Infantil:caracteriza-se por alterações das capacidades de comunicação e das interações sociais, bem como atividades e interesses restritos e estereotipados;
  • Síndrome de Asperger: os sujeitos com essa síndrome são considerados autistas de alto nível sendo que os signos ( manifestações) autistas se apresentam de forma moderada, mais sutil;
  • Transtorno Desintegrativo da Infância: transtorno raro que surge após um período de desenvolvimento normal, sendo acompanhado de uma regressão das aquisições, especialmente da comunicação e linguagem;
  • Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra Especificação: há prejuízo severo e invasivo no desenvolvimento. O transtorno evidencia-se como um Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra Especificação quando são excluídas as hipóteses  de autismo Infantil, Síndrome de Asperger, síndrome de  Rett e Transtorno Desintegrativo da Infância.




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