Minha opinião sobre a Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada de Feuerstein

A Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada, representada pelo esquema S - H - O - H - R (estímulo, mediador mediado, mediador, resposta), explica que a modificação das estruturas mentais, acontece por meio da mediação, onde o professor propicia, explora e estimula os potenciais dos alunos por meio de estratégias utilizando os sentidos a fim de desenvolver suas potencialidades.
Essa teoria explica em termos teóricos o trabalho desenvolvido no Atendimento Educacional Especializado, onde a prática pedagógica é baseada na mediação que o professor do AEE realiza junto aos alunos com deficiências. Em termos práticos, consiste numa situação de ensino e aprendizagem caracterizada pela presença de um mediador, no caso o professor, que através dos diversos recursos e estímulos tenta obter uma resposta do sujeito mediado, no caso o aluno.
 A mediação da aprendizagem consiste numa situação de aprendizagem onde o professor mediador, serve de elo entre o saber e o aluno, por meio da problematização, superação de desafios, estimulação de potencialidades a fim de obter respostas e mudar as estruturas cognitivas e mentais dos mesmos.
Atividade do curso Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado da Universidade Federal de Uberlândia.2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano do AEE

Jogo do UNO

MODELO DE PARECER DESCRITIVO DO SAEE OU AEE, PARA O PERÍODO DA PANDEMIA