Trabalhando com rótulos e marcas


O aprendizado, em especial  da leitura e da escrita, se torna mais fácil se for  lúdico e estiver relacionado ao dia a  dia da criança. Então, excursões e passeios com a turma podem e devem se tornar oportunidades de chamar a atenção para as palavras que aparecem em lojas, placas e avisos, assim como  o uso de embalagens e outros objetos presentes no cotidiano das crianças. O educador pode fazer isso criando brincadeiras e jogos que permitam a criança se expressar livremente e participar do meio social. É por meio das atividades lúdicas, que representam seu mundo concreto, que as crianças desenvolvem habilidades para lidar com aquisição da linguagem escrita, que representa o  abstrato. Os logotipos e marcas estão em todos os lugares, aparecem na TV, em outdoors, revistas, produtos, internet, panfletos e tudo mais. Além disso, são coloridas e cheios de  forma. Por serem figuras que as crianças conhecem bem, fica mais  fácil associar letras aos sons e às imagens.

Fonte:Revista Professor Sassá



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano do AEE

Jogo do UNO

MODELO DE PARECER DESCRITIVO DO SAEE OU AEE, PARA O PERÍODO DA PANDEMIA