Benefícios do quebra cabeças

Diversos estudos compravam que o quebra cabeças é um importante aliado no desenvolvimento físico, psicomotor e neurológico, além de desenvolver a noção espacial, a percepção  visual e a  capacidade de concentração. Para a criança, montar quebra-cabeça é um desafio, pois ela precisa ordenar e encaixar todas aquelas peças. Essa atividade desenvolve a autoconfiança na resolução de problemas, além de ensinar a lidar com situações frustrantes, que ocorrem quando a criança tenta encaixar uma peça e a peça não encaixa.
O encaixe das peças desenvolve as habilidades motoras e firmeza nas mãos. Assim, o quebra-cabeça auxilia no desenvolvimento das habilidades motoras refinadas, que serão fundamentais no processo de alfabetização..
Quando a criança tenta encaixar as peças, realiza uma ação conjunta da mão com os olhos, com ambos tendo que trabalhar de maneira coordenada. E quando o quebra-cabeça é montado por mais de um aluno ele é um ótimo instrumento de sociabilização, ensinando a criança a trabalhar em equipe e a cooperar com o próximo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano do AEE

Jogo do UNO

MODELO DE PARECER DESCRITIVO DO SAEE OU AEE, PARA O PERÍODO DA PANDEMIA