Plano do AEE
Escola____________________________________
Sala
de Recursos Multifuncionais
Plano de Atendimento Educacional Especializado
2013
Nome:_____________________________________
Data de nascimento: ∕ ∕ Idade:
anos
Filho (a)
de:_______________________________
Escola de
origem____________________________________
Ano∕série:___ Turma:__
Professor titular:
Nome do Professor do
AEE:
Diagnóstico da Deficiência
conforme laudo:
PLANO DE ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
1. OBJETIVOS
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·Perceber-se
como ser capaz de aprender acreditando em si mesmo e em suas possibilidades;
·Produzir
história em quadrinho com coerência e coesão com o auxilio das tecnologias
assistivas.
·Fazer-se
entender em situações comunicativas;
·Produção de
palavras, frases e textos no Word, seguindo ou não ilustração.
·Debater as
ideias expressas no texto respeitando as demais opiniões;
·Audição de
leitura com e sem imagem - notícias, propagandas, histórias, cartas, bilhetes
etc.
·Narrar
histórias conhecidas e relatos de acontecimentos, mantendo o encadeamento dos
fatos e sua sequência cronológica, ainda que com ajuda;
·Exercícios de
atenção e percepção para estimular a concentração.
·Resumir
oralmente histórias ouvidas ou lidas;
·Leitura para
apreensão das ideias com fluência, ritmo e entonação nos diversos tipos de
textos;
·Identificar
tema e ideia central de um texto lido;
·Inferir
informação explícita e implícita nos gêneros textuais trabalhados;
·Escrever e
revisar texto considerando as características do gênero proposto, empregando
corretamente a língua padrão;
·Argumentar por
escrito a favor ou contra uma ideia ou fato;
·Expressar
claramente uma ideia dentro do tema proposto com coerência e coesão;
·Distinguir na
comparação de textos de diferentes gêneros, as características gráficas e a
organização de ideias apresentadas em cada um deles;
·Descrever
personagens quanto as suas características físicas e psicológicas, de acordo
com o texto;
·Empregar
corretamente na escrita de textos a concordância verbal e nominal;
·Argumentar por
escrito a favor ou contra uma ideia ou fato baseado em informação de gráfico
ou tabela;
·Revisar o
próprio texto;
·Substituir nomes
por pronomes nas produções verbais;
·Resumir textos
ouvidos ou lidos, preservando as ideias principais do autor.
·Produção de
autobiografia.
·Atividades com expressões idiomáticas.
·Produção de
texto seguindo ilustração.
·Expressar sua
opinião ou conhecimento acerca de um tema;
·Narrar
acontecimentos ou histórias com começo, meio e fim;
·Comunicar-se
com clareza, fazendo-se entender;
·Ler pequenos
textos, atendendo a pontuação;
·Inferir
informação explícita e implícita em textos;
·Reconhecer a
divisão textual em frases e parágrafos;
·Escrever frases
e pequenos.
·Escrever texto
a partir de gravura ou tema, atribuindo-lhe título;
·Ordenar partes
de um texto considerando a temporalidade;
·Escrever
histórias contadas por outrem;
·Escrever
pequenos textos em diálogos, usando o travessão, e a pontuação necessária.
·Elaborar lista
temática;
·Recontar
histórias lidas;
·Atribuir título
ao seu texto escrito;
·Completar
histórias iniciadas;
·Ampliar frases,
acrescentando outros elementos;
·Escrever
bilhete simples;
·Atender
solicitações de mensagens orais.
·Realizar
leitura de livros digitais
·Intervir em
situações diversas relacionadas à vida cotidiana, aplicando noções
matemáticas;
·Reconhecer e
saber utilizar os números naturais básicos e necessários às diferentes
circunstâncias do dia-a-dia;
·Utilizar jogos
de raciocínio lógico para melhor compreender os conteúdos básicos
matemáticos;
·Aplicar
corretamente as quatro operações simples;
·Interpretar e
desenvolver histórias matemáticas simples;
·Reconhecer e
valorizar a linguagem de seu grupo social;
·Desenvolver a
autoconfiança, a concentração e a atenção através de atividades artísticas,
de arte-terapia.
·Atividades
Práticas no mercado escolar como
compra, venda, troco, cheque, recibo, nota.
·Atividades
praticas com material Dourado, escala Cuseinaire trabalhando as operações matemáticas.
·Desenvolver
conhecimentos sobre o reconhecimento e uso do sistema monetário
nacional;fazer cálculos envolvendo valores de cédulas e moedas;
·Estabelecer
relações e compreender os princípios decimais e posicionais do sistema de
numeração;
·Realizar
atividades práticas para a compreensão da tabuada.
·Utilizar
convenientemente as quatro operações seja em situações cotidianas e ou
resoluções de exercícios e expressões numéricas envolvendo ou não problemas;
·Reconhecer que
uma mesma operação está relacionada a problemas diferentes e um mesmo
problema pode ser resolvido pelo uso de diferentes operações;
·Utilizar
divisores e múltiplos, compreender as representações fracionárias, explorar
atividades que envolvam números primos;
·Utilizar com
compreensão os conceitos de frações em comparações e operações fracionárias,
bem como operações com números decimais;
·Utilizar
medidas de tempo, superfície, massa e comprimento padronizadas e não
padronizadas;
·Explorar e
definir figuras geométricas no espaço e tempo, coordenando ações e
atividades;
·Despertar a
curiosidade para questionar, explorar e interpretar os diferentes usos dos
números, reconhecendo sua utilidade na vida cotidiana;
·Coletar,
apresentar e analisar dados, construindo e interpretando tabelas e gráficos;
·Calcular e
interpretar a média aritmética em casos significativos para a compreensão da
informação;
·Identificar e
utilizar corretamente o sistema monetário brasileiro;
·Compreender que
a multiplicação é soma de parcelas iguais;
·Identificar os
números primos;
·Resolver
situações-problema que envolva a ideia de dobro, triplo, quádruplo dúzia e
meia dúzia;
·Identificar os
principais sólidos geométricos;
·Diferenciar o
cálculo de área, perímetro e volume de figuras e sólidos geométricos.
·Retomar os
conteúdos das demais disciplinas do Currículo através de resumos, slides, PPS
no Power Point.
·Uso dos
recursos tecnológicos para auxiliar seu
processo de aprendizagem.
·Jogos para
atenção, concentração, raciocínio e memória.
·Sentir-se integrado
ao ambiente em que vive, valorizando-se como ser humano, ciente de que o seu
bem-estar depende das ações que pratica no dia-a-dia;
·Situar-se no
meio em que vive (casa, escola, quarteirão...);
·Identificar as
estações do ano e vestir-se adequadamente a cada estação;
·Conhecer e
observar valores básicos indispensáveis à convivência;
·Compreender e
valorizar o outro criando laços de amizade, respeito e afeto;
·Saber usar das
boas regras de convivência.
·Desenvolver a
auto-estima;
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2- ORGANIZAÇÃO DO
ATENDIMENTO
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Atendimento:
Coletivo ( X ) 1 x semana ( x) 2 horas
Individual
( )
( ) 1 h e 30 m
Ações necessárias
para atender as necessidades educacionais do aluno:
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3- ATIVIDADES
PEDAGÓGICAS A SEREM DESENVOLVIDAS NO ATENDIMENTO AO ESTUDANTE
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·Incentivar-se-á a aluna através da valorização de
suas ações nos atendimentos, partindo de suas experiências, utilizando jogos,
histórias, PPS, conversas e acima de tudo evitando criticá-la por não ter
conseguido alcançar o objetivo proposto, ajudando-a superar suas
dificuldades, permitindo-lhe com naturalidade compreender que aprendemos
fazendo, refazendo, praticando, sendo persistentes e que o importante é não
desistir, e sim continuar tentando;
·Possibilitar diálogos enfocando a importância da
participação e interação na sala de aula, fazendo a aluna perceber que
vivemos numa sociedade onde temos que interagir, dialogar, colocar nossas
ideias, defender nossos direitos e crescer como pessoa, tanto no
desenvolvimento cognitivo, intelectual como social.
·Elaborar histórias orais diversas através de técnicas
diferenciadas: figuras, fantoches, caixa surpresa, etc. Logo após, estimular
a escrita da história, nomes dos personagens...
·Utilização de diversos tipos de jogos para que se
efetive a alfabetização como: bingo de letras,sílabas e palavras, alfabeto
silábico, dominó de palavras, jogo da memória (desenho X palavras, letras,
palavras de encaixe).
·Atividades que estimulem a escrita e a leitura: a)
cruzadinha, autoditado, caça-palavras; b) leitura, escrita e ilustração de
poesias, parlendas, trava línguas e quadrinhas; c) expressar suas
experiências por escrito, como também escrever bilhetes, convites e recados
para as pessoas que desejar;
·Atividades em que o aluno exercite a sua compreensão
matemática: historinhas nesta área e simulação de compra e venda utilizando o
sistema monetário com notas e moedas de brinquedo;
·Uso de jogos de raciocínio, tomada de decisão,
percepção, atenção e concentração, como: tangram, dominó de quantidades,
adição, subtração, correspondência, jogo de varetas, memória, jogos com o material
dourado;
·Realização de atividades no computador: a)jogos de
alfabetização, raciocínio lógico-matemático, atenção, concentração; b)
leitura de histórias em PPS, livros e jogos virtuais on-line.
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4. SELEÇÃO DE
MATERIAIS A SEREM PRODUZIDOS PARA A ALUNA
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·Quebra-cabeças de desenhos, palavras e numerais
(alfabetização e raciocínio lógico);
·Jogo da memória de palavras x figura,
·Bingo de letras, palavras, sílabas;
·Cruzadinhas de material xerocado com autoditado,
cartas enigmáticas e textos diversos sobre o assunto que estivermos
trabalhando e outros;
·Dominar
irregularidades ortográficas: nh, lh, ch, ge, gi, gue, gui, que, qui, qua,
rr, ss, sc, u, l, d, t, m, n, am, ão.
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·Confecção de fichas de leitura que serão construídas
com a aluna com assuntos que preferir; textos fatiados, cartas enigmáticas.
·Seleção de jogos matemáticos que trabalham o
raciocínio lógico como: dominós, tangrans e jogos que auxiliam na
alfabetização: alfabeto móvel, alfabeto ilustrado, sílabas móveis, sequencia
de frases e outros.
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5. ADEQUAÇÃO DE
MATERIAIS
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·Neste momento adequar-se a apenas textos e
atividades escritas de acordo com o interesse e as possibilidades da aluna.
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6. SELEÇÃO DE
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS QUE NECESSITAM SER ADQUIRIDOS
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·Folhas de ofício, cola, tesoura, lápis comum, lápis
de cera, lápis de cor, canetas, borracha;
·Cartolina;
·Figuras ou desenhos variados;
·Softwares que contenham atividades educativas;
·Cartão ou papelão para confeccionar quebra-cabeças,
fichas de leitura e outros jogos.
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7. OUTROS
PROFISSIONAIS E/OU INSTITUIÇÕES QUE DEVERÃO SER ENVOLVIDOS
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·Professores da sala de aula regular;
·Equipe diretiva e pedagógica da escola.
·Família
·Psicólogo
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8. TIPOS DE PARCERIAS
NECESSÁRIAS PARA APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO E DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS
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A família, os professores,
a equipe diretiva e pedagógica escolar são parceiros naturais e já fazem
parte do processo. Se for necessário faremos parcerias com profissionais da
área da saúde.
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9. RESULTADOS
ESPERADOS
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Os resultados obtidos
serão cuidadosamente analisados para que se prossiga ou se retome as ações
praticadas. Serão observados se estão de acordo com os objetivos propostos.
Os resultados obtidos serão repassados para as pessoas que trabalham e
convivem com a aluna e servirão como instrumento para a continuação ou não
das ações que estão sendo desenvolvidas.
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10. ORIENTAÇÕES SOBRE
OS SERVIÇOS E RECURSOS OFERECIDOS AO ESTUDANTE NA COMUNIDADE ESCOLAR
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( X ) Professor da
sala de aula
( ) Professor
da Educação Física
( )
Funcionários da Escola
( X ) Família
( ) Colegas da Turma
( ) Outros.
Quais?
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11. AVALIAÇÃO DOS
RESULTADOS
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“A prática avaliativa
deve ser capaz de ir além de avaliar a aprendizagem, mas entender o valor
individual de cada aluno, propiciando o seu crescimento como indivíduo e como
integrante de uma sociedade. E que acima de tudo, seja uma avaliação
envolvida com uma prática pedagógica real, inovadora, não excludente e muito
amorosa”. (LUCKESI, 1996).
Desta forma, a
avaliação terá como finalidade entender a individualidade da aluna, seu
crescimento e desenvolvimento pessoal, sua interação no mundo em que vive,
como também, se avaliará todo o processo, recursos e estratégias utilizadas
no atendimento à aluna.
Pois, afinal é preciso
ter sempre presente que a avaliação é uma atitude amorosa de nutrir,
sustentar, confrontar, é uma relação de parceria entre aluno e professor, que
visa melhorar a qualidade de vida do educando.
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12. REESTRUTURAÇÃO DO
PLANO
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(x) O Plano de AEE será reestruturado no
momento que for necessário, ficando registrado a data e o motivo pelo qual
houve modificações.
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Professora da Sala de Recursos Multifuncional
Turno da Tarde
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Excelente modelo de Plano de Atendimento!Parabéns caro(a) colega!
ResponderExcluirSó tenho a agradecer pelo seu trabalho que muito tem contribuído no sentido de orientação no desenvolvimento do meu trabalho.
ResponderExcluirSó tenho a agradecer pelo seu trabalho que muito tem contribuído no sentido de orientação no desenvolvimento do meu trabalho.
ResponderExcluirBELO MODELO DE PLANO DO AEE.
ResponderExcluirME SINTO IMENSAMENTE GRATA TAMBÉM!!!
ResponderExcluirEu e outros colegas estamos tendo dificuldades na elaboração do PEI. O relatório via online do Estado do RN. É um pouco complexo. Alguém pudesse me enviar uns modelos via e-mail agradeço. luizjustino1982@gmail.com desde já agradeço.
ResponderExcluirAlguns dizem que esse modelo não caberia ao PEI... Já eu acho que tem muita coisa que pode ser aplicada
ResponderExcluirEssencial!
ResponderExcluirplano maravilhoso
ResponderExcluirMe ajudou muito. Parabens!
ResponderExcluirMe ajudou muito para estudo!
ResponderExcluirMuito Grata pelo detalhamento. Ajudou muito.
ResponderExcluirMARAVILHOSOOOOO
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